EVA Empreendimento Teresópolis
Localização: Estrada Osório Duque, Várzea, Teresópolis, RJ, Brasil
Ano: 2023
Etapas: Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA)
Área: 103,87 ha
Temas de trabalho: Regeneração da Vegetação Nativa da Mata Atlântica, Soluções baseadas na Natureza (SbN), Infraestrutura verde, Corredores Ecológicos, Proteção de Encostas
Tipologia: Empreendimento privado
Cliente: AR Empreendimentos
Colaboradores: Victor Teixeira da Fonseca, Turíbio Silva e Marina Silva
Resumo
O Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) abrange uma série de atividades, incluindo análises das restrições legais e características físicas e biológicas do terreno, como topografia, recursos hídricos, flora e fauna. Além disso, avalia os atrativos naturais, o potencial cênico e as restrições jurídicas. Essas análises resultam na identificação das condicionantes que influenciam na vocação e potencial da área. Com base nisso, são estabelecidas diretrizes de intervenção para valorizar as condições ambientais, considerando a biodiversidade, o contato com a natureza e a segurança ambiental. Esse trabalho leva em conta as intenções do projeto e as condicionantes legais, técnicas e financeiras.
O Projeto
A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) deu sequência a um Projeto de Recuperação Paisagística, que traçou diretrizes através da condição do bioma, considerando a proximidade com área de restinga e área de floresta e a expansão urbana do bairro. As diretrizes propostas abrangem desde as áreas preservadas até as áreas loteadas para constituírem uma rede consistente de ações em múltiplas escalas e tipologias.
Essas diretrizes consideraram SbN (Soluções Baseadas na Natureza), buscando uma infraestrutura verde no terreno, com Corredores Ecológicos, Zonas de Proteção (buscando proteger áreas úmidas e maior área de infiltração e acomodação de água pluvial), Proteção de Borda, Zonas de Uso Sustentável, Manejo de espécies invasoras e controle e renovação de elementos da fauna e flora, Regeneração Natural da vegetação nativa da Mata Atlântica.
A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) deu sequência a um Projeto de Recuperação Paisagística, que traçou diretrizes através da condição do bioma, considerando a proximidade com área de restinga e área de floresta e a expansão urbana do bairro. As diretrizes propostas abrangem desde as áreas preservadas até as áreas loteadas para constituírem uma rede consistente de ações em múltiplas escalas e tipologias. Essas diretrizes consideraram SbN (Soluções Baseadas na Natureza), buscando uma infraestrutura verde no terreno, com Corredores Ecológicos, Zonas de Proteção (buscando proteger áreas úmidas e maior área de infiltração e acomodação de água pluvial), Proteção de Borda, Zonas de Uso Sustentável, Manejo de espécies invasoras e controle e renovação de elementos da fauna e flora, Regeneração Natural da vegetação nativa da Mata Atlântica.
Metas e Resultados
Conservação
460.000 m² de floresta preservada
Corredores verdes e azuis
50.000 m² de restauro de faixa marginal de proteção
Educação ambiental
Criação de um arbóreo da mata atlântica
Incremento da cobertura arbórea
170.000 m² de reflorestamento
Lazer
Criação de 3 mirantes e 2,5 km de trilhas